quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Consuelo Estruc no Desfile Cívico

Desfile cívico estudantil do município de Nilópolis

 No dia 21 de agosto, o munícipio de Nilópolis completou 65 anos de sua emancipação e para comemorar, foi realizado - como em todos os anos - o Desfile Cívico estudantil. Quem esteve na Avenida Mirandela, assistiu a uma verdadeira aula da história, pois as escolas abordaram por décadas os principais fatos acontecidos na cidade, com o auxílio de instituições e entidades não governamentais, além de departamentos e secretárias da Prefeitura.
 
Profª do E. M. Consuelo Estruc Silva e seus alunos

Alunos do Consuelo Estruc no desfile cívico
 
 
 
 
 
 
 

   O evento começou às 7 horas da manhã e contou com a cerimônia de Hasteamento das Bandeiras em frente ao prédio da prefeitura. Logo após deu-se inicio ao desfile cívico que contou também com a participação do Projeto Educa Nilópolis que desfilou com todas as suas agentes educadoras apresentando cada núcleo pedagógico para o público presente, estimado em cerca de 5.000 pessoas, que puderam assistir tudo através das arquibancadas montadas.
 
 
 
 

‘’As escolas e as secretarias foram muito criativas, gostei muito de poder participar desse evento através do projeto Educa Nilópolis’’ destaca Michelli Lins uma das agentes educadoras que levou a faixa de apresentação do projeto.

 
 

Oficina de “Experiências Matemáticas”

Oficina de “Experiências Matemáticas” nas Escolas Municipais Consuelo Estruc Silva e Ribeiro Gonçalves


   Nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, foi realizada nas Escolas Municipais Consuelo Estruc Silva e Ribeiro Gonçalves a Oficina “Experiências matemáticas”, como forma de promover aos educandos uma maneira lúdica de aprender o conteúdo didático.
 
 
   As agentes educadoras Semiramis e Ana Shirlei Fassini elaboraram para a turma do 4° ano da Escola Municipal Consuelo Estruc um desafio matemático que compreendia questões relacionadas às operações matemáticas básicas, logo depois os alunos puderam ir ao quadro responder questões propostas e, consequentemente, puderam eliminar suas dúvidas sobre o conteúdo.
 
 
   Já na Escola Municipal Ribeiro Gonçalves a agente Dayse Galiza realizou a atividade “Tabuleiro da multiplicação”. Os alunos da turma 301 foram divididos em grupos de 2 a 6 participantes e resolveram diversos cálculos matemáticos através de um jogo de tabuleiro, estimulando, assim, o raciocínio rápido e a concentração.
 
 
   As oficinas do núcleo de letramento do projeto Educa Nilópolis ocorrem diariamente nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Nilópolis e têm como objetivo reforçar e dar suporte aos alunos em determinados conteúdos básicos de matemática.

Projeto de Paz no Consuelo

Projeto “Paz, semeando o amor” na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva


  “Paz, semeando o amor” este foi o tema da palestra realizada na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva, localizada no Paiol, nesta última sexta-feira, dia 14 de setembro. Este trabalho vem sendo realizado nas escolas da rede municipal de Nilópolis pelas agentes educadoras Fernanda França Lima e Marcella Cezário.
 
 
    As Palestras têm como foco principal a implantação de uma cultura de paz no ambiente escolar, fortalecendo o respeito à diversidade humana com o objetivo de prevenir a violência nas instituições educativas e promover a humanização das relações interpessoais, na perspectiva de reforçar valores éticos e morais.

 
    Além da palestra, os educandos ouviram a música “A Paz” de Gilberto Gil, fizeram uma dinâmica a partir da sua letra e participaram de uma roda de conversa , onde puderam debater o tema abordado e expressar suas opiniões e sugestões para o combate a violência na Unidade Escolar .  

 

     O Projeto Educa Nilópolis agradece as escolas que vêm contribuindo com a proposta do desenvolvimento integral dos educandos e almejamos que a educação para a não-violência seja uma das prioridades da escola, oportunizando que as crianças sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz.

Oficina de contação de história e artes

Oficina de contação de história e artes na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva

   Foi realizada nesta segunda-feira, dia 10 de setembro, na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva uma oficina de contação de história para as turmas do 2° e 3° ano, as agentes educadoras Semiramis Bandeira, Deborah Ferreira e Ana Shirlei Fassini foram as responsáveis pela realização da atividade. Na ocasião, elas narraram para os educandos a historinha do “rato” que aborda temas como: o livre arbítrio, as consequências das nossas escolhas e leva a uma reflexão sobre os valores existentes na sociedade.
    O Projeto Educa Nilópolis reconhece a importância da leitura e incentiva a formação deste hábito na infância, entendemos que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação e os sentimentos de forma prazerosa e significativa.
  No encerramento os alunos aprenderam e confeccionaram máscaras do personagem principal da história, o Rato.

Oficina de Letramento

Oficina de Letramento no E.M.Consuelo Estruc Silva


  Na última quinta-feira, dia 30 de agosto a agente educadora Ângela Rocha promoveu na E.M. Consuelo Estruc Silva uma oficina de letramento através de jogos didáticos. Foram contemplados para participar desta atividade os alunos das turmas do 3º ao 5º ano.
 
 
   As atividades deste núcleo tem como objetivo aperfeiçoar as habilidades de escrita e leitura dos estudantes através da ludicidade, levando o aluno a se apropriar do conhecimento, vivenciando e experimentando, ou seja, passando a ser elemento ativo do seu processo de aprendizagem.
 
  Estas oficinas acontecem semanalmente nesta Unidade Escolar e fazem parte da construção do programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação do município de Nilópolis.
 

Projeto para as "Mulheres" no Estruc

Projeto “Mulher – Limites e Possibilidades” em parceria com a Casa da Mulher Nilopolitana

   Neste mês de agosto, através de uma articulação realizada entre o Projeto Educa Nilópolis e a Casa da Mulher Nilopolitana, vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SEMUCIDH), deu-se início ao Projeto Mulher - Limites e Possibilidades que vai ser desenvolvido em todas as escolas da Rede Municipal de Nilópolis, focando os alunos do Ensino Jovens e Adultos.
  A palestra realizada no dia 29 na Escola Municipal Consuelo Struc Silva, contou com a presença de 34 alunos do EJA.
  Na abertura, a Assistente Social Simone Cristina de Abreu e Silva realizou uma dinâmica de gênero e abordou a temática “conceito de igualdade”, fazendo uma comparação histórica.
 


“ A luta das mulheres pela igualdade de gêneros data do século XVI. .... nota-se que em pleno século XXI, o contingente feminino ainda sofre com a desigualdade de emprego e de respeito.”, destaca ela.

  Após a exibição de alguns vídeos sobre relações humanas, a assistente social Regina Célia Batista da Silva, palestrou sobre uma questão que, infelizmente, muito se faz presente em pleno século XXI, a violência doméstica. Ela apresentou aos presentes às diversas formas de violência existentes: a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial, dentre outras, exemplificando com situações já enfrentadas por muitas mulheres e caso reais que tiveram de mediar. Após esta primeira etapa da palestra, as convidadas exibiram um pequeno documentário chamado: Hoje Recebi Flores, que aborda alguns dos motivos pelos quais uma mulher escolhe o silêncio em casos de violência.
 
 
   No encerramento, o evento contou ainda com a participação da psicóloga e arte terapeuta Gilcéia Fernandes  que utilizou técnicas que trabalhou a importância do respeito entre homens e mulheres, estimulando a reflexão e o debate sobre o tema.
 
 
 




 



   A aluna da 4ª fase Luciana Virgílio, de 30 anos de idade, teve a oportunidade de dar seu depoimento e relatou que já sofreu agressões físicas e falou da importância da mulher conhecer seus direitos e se libertar de uma vida escravizada.

 
 





   O Projeto Educa Nilópolis agradece a Casa da Mulher Nilopolitana e as Unidades Escolares pela parceria que, sem dúvidas, contribui para com a formação integral dos alunos da rede municipal de ensino de Nilópolis. Trabalhamos juntos para a construção de caminhos para uma nova identidade do ensino fundamental, permitindo a escola responder ao desafio democrático hoje posto à sociedade brasileira.

Contação de História no Consuelo Estruc

Oficinas de contação de história e confecção de origamis – Lendas Folclóricas

   Lendas folclóricas, este foi o tema das oficinas de contação de histórias e confecção de origamis realizadas nos dias 22 e 23 de agosto, no CEI Regina Sessim, CIEP 028 Silvestre David da Silva Cabana e nas Escolas Municipais Maria da Conceição Cardoso e Consuelo Estruc Silva. Elas foram ministradas pelas Agentes Educadoras Rosemary Gomes de Lima, Semiramis Bandeira e Ana Shirlei Fassini.
 
 

 

 
 

   As agentes educadoras escolheram este tema em comemoração ao Dia do Folclore ( 22 de agosto). Os educandos ouviram a narração da lenda de um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o Saci Pererê e aprenderam a confeccionar origamis do personagem.
 
 

 

  Acreditamos que a realização de atividades como estas,  funcionam como forma de resistência e preservação da memória e história social do nosso povo e nos leva à reflexão sobre os efeitos dos processos de apropriação e do apagamento da cultura popular e da substituição de elementos do folclore nacional por elementos de outras culturas.
 
“ Bem trabalhadas em todos os seus aspectos essas narrativas (lendas) podem exercer o seu fascínio tanto na mente das crianças quanto dos adultos, concorrendo assim com os meios de comunicação mais modernos e sofisticados.” ( Maria Laura Van Boekel Cheola)


Reinauguração do Consuelo Estruc

 Foi reinaugurada no dia 14 de Agosto, a Escola Municipal Consuelo Estruc Silva. A escola que possui cerca de 600 alunos oferecendo da Educação Infantil ao 5º ano, além do Ensino para Jovens e Adultos (EJA), foi completamente reformada e ampliada, além de ter recebido mobiliário novo. O número de salas dobrou. Também foi criado um espaço para as crianças brincarem como: escorrego, casinha para brincar e outros aparelhos que a criançada pode se divertir na hora do recreio - sempre com a supervisão de adultos responsáveis.


Cerimônia de reinauguração da E.M.Consuelo Estruc Silva



Cerimônia de reinauguração da E.M.Consuelo Estruc Silva

   As cerimônias contaram com a presença de ilustres personalidades da localidade, dentre elas, a Primeira dama e o Vice-prefeito, a Secretária Municipal de Educação, as Diretoras das unidades de ensino municipais, a comunidade e Docentes das instituições.

Equipe do Projeto Educa Nilópolis
  As solenidades também foram acompanhadas de perto pela equipe do Projeto Educa Nilópolis que muito se alegra com as melhorias proporcionadas que muito contribuirão para o desenvolvimento das atividades educacionais e pedagógicas nestas Unidades de Ensino.

Rio + 20 no Estruc

Oficina de Meio Ambiente “Rio + 20” na E.M. Consuelo Estruc Silva

  A Escola Municipal Consuelo Estruc Silva, no dia 11 de Julho, última quarta feira, realizou uma oficina de meio ambiente com o tema ‘’ Rio + 20’’ em parceria com o Educa Nilópolis e o Sesc de Nova Iguaçu, com a participação dos palestrantes Lívia Cruz e Leandro Suzart que ministraram paras as turmas do 4° e 5° ano.


Foi apresentado um vídeo sobre gases tóxicos, e o filme: A turma da Mônica “Um plano para salvar o planeta” Na trama, Franjinha inventa uma poção capaz de deixar todas as coisas limpas. A turma visita seu laboratório e, no meio da bagunça, um pouco da fórmula cai sobre o Cascão, que fica limpíssimo.  Assim, Mônica e seus amigos decidem pegar borrifadores com o produto e sair pelo bairro para acabar com a sujeira e a poluição, ensinando os vários tipos de poluição como sonoro, visual, do ar, do solo e da água.
  Após foi desenvolvido com os alunos uma  gincana para achar soluções para os problemas expostos pelos educandos no seu município como a falta de saneamento básico, o rio onde passa perto das casas dos alunos estarem poluído e as ruas esburacadas.

Consuelo Estruc tem Grêmio do EJA

Cerimônia de posse do grêmio estudantil na E.M. Consuelo Estruc Silva

  Na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva, no dia 02 de Julho, os alunos do EJA participaram da cerimônia de posse do Grêmio Estudantil, que foi desenvolvido na escola pela a agente Educadora Cátia Cosme do projeto Educa Nilópolis junto aos educandos. Na cerimônia estiveram presentes a diretora Regina Maria Ribeiro, a Coordenadora Milena Santos e a gestora Natália Pena do projeto Educa Nilópolis.

Cerimônia de posse do grêmio estudantil

      O Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Cerimônia de posse do grêmio estudantil
  O projeto Educa Nilópolis tem o ideal de promover a educação pública de qualidade no município de Nilópolis e tem como proposta disseminar a política de educação integral pautada na legislação educacional brasileira. O objetivo é qualificar e dinamizar as 22 escolas da rede municipal de ensino em um processo de valorização da escola pública, ampliando as oportunidades de aprendizagem. E através do Grêmio Estudantil na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva espera melhorar a parceria entre instituição e alunos.

Festa Julina no Estruc

Festa Julina da Escola Municipal Consuelo Estruc Silva

  No dia 7 de julho de 2012 a Escola Municipal Consuelo Estruc Silva organizou uma festa julina que contou com a participação de toda a comunidade, professores, diretora, alunos e os agentes educadores do projeto Educa Nilópolis.

Apresentação de quadrilhas
  A origem do termo “festa junina” surgiu em função das festividades que ocorreram durante o mês de junho em Portugal, ainda no período colonial. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. Mas no Brasil a festa junina sofreu grandes mudanças culturais, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. 


Apresentação de quadrilhas



Agente educadora em uma apresentação de dança com seu marido
  A festividade foi repleta de comidas típicas, quadrilhas, forró, apresentações dos educandos e sorteios de fogão, ventilador, ferro de passar, entre outros eletrodomésticos, para os responsáveis dos alunos. Este tipo de evento tem como objetivo promover a integração entre a comunidade e a escola, resgatando história, hábitos e peculiaridades.


A importância da Reciclagem

Oficina de Meio Ambiente na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva

  Os alunos do 3° ano da Escola Municipal Estruc Silva participaram no dia 29 de Junho da oficina de Meio Ambiente com o tema ‘’A importância da Reciclagem’’, realizada pela agente educadora Deborah Ferreira. Para a realização dessa atividade foi utilizada à sala de informática da escola, onde os educandos puderam assistir a uma reportagem sobre a Reciclagem de Lixo e coleta seletiva feita pela jornalista Clara Vanali.

A agente educadora Deborah Ferreira realizando a oficina

  Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.


  O objetivo dessa oficina é promover a educação ambiental, fazendo com que os educandos possam aprender desde cedo as necessidades de preserva o ambiente em que vivemos e assim também poder transmitir os conhecimentos aos seus familiares e seu meio de convívio.  

Oficina Meio Ambiente

Oficina de Meio Ambiente na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva e no Ciep 028 Cabana

  A Escola Municipal Consuelo Estruc Silva e o Ciep 028 Cabana David da Silva Cabana receberam nos dias 19 e 25 de Junho, respectivamente, a oficina de Meio Ambiente com o tema ‘’Horta Suspensa’’ elaborada pela a Agente Educadora Thamires Cristina do projeto Educa Nilópolis. A oficina contou com a participação dos alunos da Educação Infantil 3 e da turma do 4° ano, com o objetivo de ensiná-los a importância das plantas para o planeta, suas variedades e suas utilizações.    


Alunos participando da oficina





  As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração.



Material utilizado na oficina


  Após as explicações a agente elaborou junto com os educandos uma Horta Suspensa feita de garrafas Pet, que ficou nas escolas para conscientizar outros alunos sobre a importância da preservação para nosso planeta.


Alunos com suas hortas suspensas

Palestra para o EJA

Palestra para alunos do EJA na E. M. Consuelo Estruc

  Na última sexta feira, dia 15 de Junho, os alunos do EJA da Escola Municipal Consuelo Estruc Silva, participaram de palestras sobre o tema ‘‘Qualidade de vida” elaborada  pela Agente Educadora Cátia Cosme, pela gestora Natália Silva e pelo professor de Educação Física Carlos.   A Qualidade de vida está relacionada ao desenvolvimento humano como um todo. Práticas como esportes, cuidar bem do corpo, ter um tempo para o lazer são fundamentais para a garantia de uma boa saúde física e mental . Esses foram os assuntos de abordados  na palestra, que contou com a presença da diretora Regina, a coordenadora Renaide e supervisores da SEMED.
 Alunos do EJA que participaram da palestra.

  Foi exibido o documentário ‘’Lixo extraordinário” do diretor Lucy Walker que mostra a realidade dos catadores de lixo no aterro sanitário de Gramacho, na periferia do Rio. Logo após, foi iniciado um debate sobre a importância das atividades físicas para o nosso bem estar.  

  Gestora Natália Silva ministrando uma das palestras.
     O objetivo dessa ação foi à conscientização dos educandos sobre hábitos para a melhoria da qualidade de vida, no encerramento da sua palestra o professor de educação física realizou uma atividade de ginástica na quadra da escola e logo após foi servido um lanche saudável para os participantes do evento.
Professor Carlos ministrando uma aula de ginástica aos alunos

Dia do Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente: Teatro com bonecos na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva

  Dia 5 de Junho é o dia do meio ambiente e a Agente Educadora Cátia Cosme da Silva promoveu na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva, uma oficina sobre o tema com teatros de bonecos confeccionados com materiais reciclados.

Teatro de bonecos feitos de garrafas pet.
  A peça abordava a necessidade da preservação ambiental no nosso dia a dia e a importância dessa ação para as futuras gerações. Participaram deste evento as turmas de educação infantil e do projeto Mais Educação. A agente educadora contou com o auxílio da direção, equipe pedagógica e corpo docente da Unidade Escolar.


Alunos da Escola Municipal Consuelo Estruc acompanhando a histórinha
       A  historinha de Lili, Beto e o Meio Ambiente arrebatou a  atenção dos alunos . O objetivo do núcleo de Meio Ambiente do Projeto EducaNilópolis é o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas e a mudança de postura dos educandos em relação ao meio ambiente.