sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Alunos do Consuelo Estruc fazem bonito na Copa de Judô

Foi realizado no último dia 11/11, no Clube Makenzie no Méier; a Copa Jigorokano que premiou cinco alunos da E. M. Consuelo Estruc Silva, de Nilópolis.



Três alunos ficaram em segundo lugar, distribuídos entre Infanto Juvenil e Infantil.
 Dois em primeiro lugar, divididos em Infanto Juvenil e Pré-Juvenil

Os alunos em primeiro lugar foram:

 PAULO CESAR SILVA VARGAS                                                          
 LORRAN TRISTÃO FERREIRA

Em segundo lugar ficaram:  
                     
 SARA REGINA DE ASSIS RODRIGUES
JENIFER CUNHA ALVES
EVELIN DE LONA SANTOS                                                                      

 
 
Todos na categoria Faixa Branca. Os professores participantes foram:


IVAN DE OLIVEIRA ANDRADE – FAIXA PRETA 4º DAN – ÁRBITRO NACIONAL 

RICARDO DE JESUS – FAIXA PRETA 4º DAN – ÁRBITRO NACIONAL

 

 


           
                                                                      

Gincana Ecológica no Consuelo Estruc

Foi apresentada a Gincana Ecológica nesse mês de Setembro pela E. M. Consuelo Estruc Silva.



O objetivo foi promover a conscientização da sociedade para o problema ambiental e assim, procurar por soluções para ajudar o município. o evento também contou com a presença do prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, que caminhou na passeata junto com os docentes da Unidade Escolar.


No Parque Gericinó foram plantadas mudas de plantas pelos alunos e como cuidar de várias espécies de palntas. Após o plantio, foi providenciado um lanche para todos que trabalharam nesse grande e sustentável empreendimento.



 

Oficina de Esporte, cultura e lazer na E. M. Consuelo Estruc Silva



No dia 6 de novembro, última terça feira, na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva foi realizada pela agente educadora Fátima de Jesus uma oficina de recreação para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Na ocasião os alunos disputaram pequenos “campeonatos” de esportes como : handebol, futebol e queimado no formato “Meninos X Meninas”.

A competição escolar é uma forma saudável de aprendizagem, ela estimula o trabalho em grupo, a tolerância no ambiente escolar e a união em torno de uma causa comum como a vitória, além aumentar o desenvolvimento motor.

Oficina de matemática para alunos da E. M. Consuelo Estruc



Na última terça-feira, dia 6 de novembro, a agente educadora Dayse Galiza ministrou para os alunos do 3° ano da Escola Municipal Consuelo Estruc Silva uma a oficina de matemática através da ludicidade o que permitiu aos mesmos um aprendizado diferente do convencional.
 
A agente utilizou como método de aprendizagem o ‘’jogo da multiplicação’’ que ensinou aos educandos a tabuada matemática e diversas formas de multiplicar, além da explicar de forma teórica o conteúdo.
Esse tipo de atividade torna o ato de aprender interessante e menos monótono, fazendo com que os alunos se interessem pela matéria de forma que consigam ampliar seus conhecimentos e desenvolver melhor as atividades propostas em sala de aula.

Oficina de letramento através do jogo “Joga mais uma” na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva



Nesta última quinta-feira, dia 04 de outubro, foi realizada na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva uma oficina de letramento através do jogo “Joga mais uma”. A responsável pela realização desta oficina foi a agente educadora Ângela Rocha.
Participaram da atividade os alunos do 5º ano da Unidade Escolar, que através do jogo formavam palavras, criando parlendas com as mesmas.
 
Parlenda é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil de ritmo fácil e de forma rápida, usada em brincadeiras populares e tem por finalidade entreter a criança, estabelecendo uma relação entre a fala e a escrita.

Oficina de Maquiagem Artística na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva


 
No dia 28 de setembro e 1º de outubro, foi realizada na E.M.Consuelo Estruc Silva uma oficina de maquiagem artística para os alunos das turmas do 1º e 5º ano, ministrada pela agente educadora Thais Lagassi do núcleo Esporte, Cultura e Lazer.

Os alunos começaram a atividade assistindo a um filme sobre temas ambientais e logo após, através da maquiagem artística, puderam se “transformar” em personagens da história. O objetivo desta atividade é contribuir de forma significativa, através da ludicidade, para o desenvolvimento global do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. 

 
Esta oficina continuará sendo realizada em outras Unidades Escolares Municipais durante este mês de outubro.

Criação do Blog da Escola Municipal Consuelo Estruc Silva

 
No dia 28 de setembro, foi realizada na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva uma oficina de Comunicação, onde as agentes Fernanda França e Marcella Cezário montaram o blog da escola junto a 24 alunos do 5° ano. A atividade teve como proposta, a utilização das mídias sociais como um meio de educação inovador, que os incentivem a serem agentes transformadores de suas comunidades.

Todo o processo de criação do blog contou com a participação dos alunos, assim como a seleção dos os assuntos a serem abordados. Eles também aprenderam a fazer as postagens e adicionar vídeos e fotos, a ideia é manter os educandos cientes do que acontece ao redor da sua comunidade e oportunizar que os mesmos expressem suas opiniões.


Toda semana o blog terá um tema diferente proposto pelos próprios alunos, o próximo será sobre os meios de transportes da localidade ondem moram, os próprios postarão matérias com depoimentos de moradores, professores, entre outros.

O projeto Educa Nilópolis apoia e incentiva inciativas como estas, que tem por objetivo transformar o ambiente escolar em um ambiente democrático. Além de dar voz aos educandos, promovendo a formação de “educomunicadores”.

Projeto “Paz, semeando o amor” na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva


“Paz, semeando o amor” este foi o tema da palestra realizada na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva, localizada no Paiol, nesta última sexta-feira, dia 14 de setembro. Este trabalho vem sendo realizado nas escolas da rede municipal de Nilópolis pelas agentes educadoras Fernanda França Lima e Marcella Cezário.
As Palestras têm como foco principal a implantação de uma cultura de paz no ambiente escolar, fortalecendo o respeito à diversidade humana com o objetivo de prevenir a violência nas instituições educativas e promover a humanização das relações interpessoais, na perspectiva de reforçar valores éticos e morais.

Além da palestra, os educandos ouviram a música “A Paz” de Gilberto Gil, fizeram uma dinâmica a partir da sua letra e participaram de uma roda de conversa , onde puderam debater o tema abordado e expressar suas opiniões e sugestões para o combate a violência na Unidade Escolar .


O Projeto Educa Nilópolis agradece as escolas que vêm contribuindo com a proposta do desenvolvimento integral dos educandos e almejamos que a educação para a não-violência seja uma das prioridades da escola, oportunizando que as crianças sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz.

Oficina de contação de história e artes na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva


Foi realizada nesta segunda-feira, dia 10 de setembro, na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva uma oficina de contação de história para as turmas do 2° e 3° ano, as agentes educadoras Semiramis Bandeira, Deborah Ferreira e Ana Shirlei Fassini foram as responsáveis pela realização da atividade. Na ocasião, elas narraram para os educandos a historinha do “rato” que aborda temas como: o livre arbítrio, as consequências das nossas escolhas e leva a uma reflexão sobre os valores existentes na sociedade.
 
O Projeto Educa Nilópolis reconhece a importância da leitura e incentiva a formação deste hábito na infância, entendemos que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação e os sentimentos de forma prazerosa e significativa.

No encerramento os alunos aprenderam e confeccionaram máscaras do personagem principal da história, o Rato.



Oficina de Letramento no E.M.Consuelo Estruc Silva

 
Na última quinta-feira, dia 30 de agosto a agente educadora Ângela Rocha promoveu na E.M. Consuelo Estruc Silva uma oficina de letramento através de jogos didáticos. Foram contemplados para participar desta atividade os alunos das turmas do 3º ao 5º ano.
As atividades deste núcleo tem como objetivo aperfeiçoar as habilidades de escrita e leitura dos estudantes através da ludicidade, levando o aluno a se apropriar do conhecimento, vivenciando e experimentando, ou seja, passando a ser elemento ativo do seu processo de aprendizagem.

Estas oficinas acontecem semanalmente nesta Unidade Escolar e fazem parte da construção do programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação do município de Nilópolis.

Oficinas de contação de história e confecção de origamis – Lendas Folclóricas

 
Lendas folclóricas, este foi o tema das oficinas de contação de histórias e confecção de origamis realizadas nos dias 22 e 23 de agosto, no CEI Regina Sessim, CIEP 028 Silvestre David da Silva Cabana e nas Escolas Municipais Maria da Conceição Cardoso e Consuelo Estruc Silva. Elas foram ministradas pelas Agentes Educadoras Rosemary Gomes de Lima, Semiramis Bandeira e Ana Shirlei Fassini.



As agentes educadoras escolheram este tema em comemoração ao Dia do Folclore ( 22 de agosto). Os educandos ouviram a narração da lenda de um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o Saci Pererê e aprenderam a confeccionar origamis do personagem.

 
Acreditamos que a realização de atividades como estas, funcionam como forma de resistência e preservação da memória e história social do nosso povo e nos leva à reflexão sobre os efeitos dos processos de apropriação e do apagamento da cultura popular e da substituição de elementos do folclore nacional por elementos de outras culturas.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Consuelo Estruc no Desfile Cívico

Desfile cívico estudantil do município de Nilópolis

 No dia 21 de agosto, o munícipio de Nilópolis completou 65 anos de sua emancipação e para comemorar, foi realizado - como em todos os anos - o Desfile Cívico estudantil. Quem esteve na Avenida Mirandela, assistiu a uma verdadeira aula da história, pois as escolas abordaram por décadas os principais fatos acontecidos na cidade, com o auxílio de instituições e entidades não governamentais, além de departamentos e secretárias da Prefeitura.
 
Profª do E. M. Consuelo Estruc Silva e seus alunos

Alunos do Consuelo Estruc no desfile cívico
 
 
 
 
 
 
 

   O evento começou às 7 horas da manhã e contou com a cerimônia de Hasteamento das Bandeiras em frente ao prédio da prefeitura. Logo após deu-se inicio ao desfile cívico que contou também com a participação do Projeto Educa Nilópolis que desfilou com todas as suas agentes educadoras apresentando cada núcleo pedagógico para o público presente, estimado em cerca de 5.000 pessoas, que puderam assistir tudo através das arquibancadas montadas.
 
 
 
 

‘’As escolas e as secretarias foram muito criativas, gostei muito de poder participar desse evento através do projeto Educa Nilópolis’’ destaca Michelli Lins uma das agentes educadoras que levou a faixa de apresentação do projeto.

 
 

Oficina de “Experiências Matemáticas”

Oficina de “Experiências Matemáticas” nas Escolas Municipais Consuelo Estruc Silva e Ribeiro Gonçalves


   Nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, foi realizada nas Escolas Municipais Consuelo Estruc Silva e Ribeiro Gonçalves a Oficina “Experiências matemáticas”, como forma de promover aos educandos uma maneira lúdica de aprender o conteúdo didático.
 
 
   As agentes educadoras Semiramis e Ana Shirlei Fassini elaboraram para a turma do 4° ano da Escola Municipal Consuelo Estruc um desafio matemático que compreendia questões relacionadas às operações matemáticas básicas, logo depois os alunos puderam ir ao quadro responder questões propostas e, consequentemente, puderam eliminar suas dúvidas sobre o conteúdo.
 
 
   Já na Escola Municipal Ribeiro Gonçalves a agente Dayse Galiza realizou a atividade “Tabuleiro da multiplicação”. Os alunos da turma 301 foram divididos em grupos de 2 a 6 participantes e resolveram diversos cálculos matemáticos através de um jogo de tabuleiro, estimulando, assim, o raciocínio rápido e a concentração.
 
 
   As oficinas do núcleo de letramento do projeto Educa Nilópolis ocorrem diariamente nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Nilópolis e têm como objetivo reforçar e dar suporte aos alunos em determinados conteúdos básicos de matemática.

Projeto de Paz no Consuelo

Projeto “Paz, semeando o amor” na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva


  “Paz, semeando o amor” este foi o tema da palestra realizada na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva, localizada no Paiol, nesta última sexta-feira, dia 14 de setembro. Este trabalho vem sendo realizado nas escolas da rede municipal de Nilópolis pelas agentes educadoras Fernanda França Lima e Marcella Cezário.
 
 
    As Palestras têm como foco principal a implantação de uma cultura de paz no ambiente escolar, fortalecendo o respeito à diversidade humana com o objetivo de prevenir a violência nas instituições educativas e promover a humanização das relações interpessoais, na perspectiva de reforçar valores éticos e morais.

 
    Além da palestra, os educandos ouviram a música “A Paz” de Gilberto Gil, fizeram uma dinâmica a partir da sua letra e participaram de uma roda de conversa , onde puderam debater o tema abordado e expressar suas opiniões e sugestões para o combate a violência na Unidade Escolar .  

 

     O Projeto Educa Nilópolis agradece as escolas que vêm contribuindo com a proposta do desenvolvimento integral dos educandos e almejamos que a educação para a não-violência seja uma das prioridades da escola, oportunizando que as crianças sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma cultura de paz.

Oficina de contação de história e artes

Oficina de contação de história e artes na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva

   Foi realizada nesta segunda-feira, dia 10 de setembro, na Escola Municipal Consuelo Estruc Silva uma oficina de contação de história para as turmas do 2° e 3° ano, as agentes educadoras Semiramis Bandeira, Deborah Ferreira e Ana Shirlei Fassini foram as responsáveis pela realização da atividade. Na ocasião, elas narraram para os educandos a historinha do “rato” que aborda temas como: o livre arbítrio, as consequências das nossas escolhas e leva a uma reflexão sobre os valores existentes na sociedade.
    O Projeto Educa Nilópolis reconhece a importância da leitura e incentiva a formação deste hábito na infância, entendemos que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação e os sentimentos de forma prazerosa e significativa.
  No encerramento os alunos aprenderam e confeccionaram máscaras do personagem principal da história, o Rato.